sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Fios Yanabey



Nesses últimos dias tive uma agradável oportunidade. Um amigo viajou para a Argentina e, de supetão me veio a ideia de pedir para que ele trouxesse os famosos e (quase) inatingíveis fios de seda da Yanabey.

Antes de ele comprar, entrei em contato com o pessoal da empresa, através da fan Page no Facebook , onde fui prontamente atendida.

Por lá me informaram as características do fio, assim como o endereço da loja em Buenos Aires e disponibilidade da cor que eu queria.

A seguir minhas opiniões sobre o fio.

O produto


Assim como os fios de seda que tenho visto, ele é vendido pelo peso, porém separados em meadas. Uma meada pesa aproximadamente 170 gramas - cálculos feitos: 6 meadas = ~1Kg. Isso significa que é necessário desenrolar a meada e enrolar um fio em algo para que se possa trabalhar sem criar nós.


Preço


1Kg de fio custa $355 (aproximadamente R$ 120,00).
Caro, se comparado aos fios comuns nacionais, barato se comparado aos fios de seda nacionais.

1 Kg de fio.

Torção/Composição


Na página da empresa, na breve descrição dos fios, é informado que é Seda Vegetal.

Em contato com a empresa fui informada que a matéria prima dessa seda é Rayon.

Segundo uma pesquisa que realizei, o Rayon:

É um dos materiais mais peculiares no uso comercial hoje. Ela não é necessariamente uma fibra artificial, uma vez que é derivada de celulose encontrada na natureza. Não é, porém, uma fibra artificial, pois a celulose requer um processamento extensivo para virar Rayon. Rayon é normalmente classificada como uma fibra manufaturada e considerada como 'celulose regenerada'.
Ou seja, o Rayon nem é natural, nem é sintético. Curioso, não?

A textura do fio é um pouco mais seca que o fio de seda animal, não possuindo aquele toque extremamente macio característica desse tipo de fio. Entretanto não chega a ser áspero, pelo contrário: é muito gostoso.

A torção deixa um pouco a desejar. Quando se desenrola a meada, percebe-se isso imediatamente.
Durante a confecção de uma peça isso atrapalha bastante.

Ou seja, na minha opinião, numa escala de 1 a 10, se comparado ao fio de seda animal (nota 10), o fio leva uma nota 8.

Espessura


Apesar de não ter encontrado em nenhum lugar a titulação do fio, posso dizer que deve ser algo em torno de TEX 290-320. Tem uma espessura bastante parecida com o fio Anne, da Círculo, sendo ligeiramente mais grosso.

Detalhe mostrando a espessura do fio

Cores


Na página do fio há uma vasta variedade de cores, porém nem sempre é possível encontrá-los. No meu caso gostaria do fio na cor salmão e não tinha. Houve um contratempo e não pude informar a outra cor que gostaria a meu amigo, sendo assim, me enviaram um rosa.
Essa era a cor que eu gostaria

Essa foi a cor enviada

Um ponto que pude perceber, em relação à cor, é a uniformidade que não é boa. Há trechos do fio que são mais escuros, outros mais claros, mas não sei dizer se isso é algo comum em fios tingidos.
Um segundo ponto é que, dentre as 6 meadas que comprei, uma delas veio num tom bem mais claro que as outras. Isso vai ser um problema.

É possível perceber que a quarta meada, de baixo para cima, tem uma tonalidade ligeiramente mais clara.

Amostra


Já comecei um trabalho com o fio. Como mencionado antes, devido à torção ser bem frouxa, ele desfia muito e o processo de execução do trabalho é bem lento. Entretanto o produto final é compensador. O caimento é magnífico e o toque bem sedoso

Conclusões

É um bom fio?
Sim, é!
Compraria novamente?
Com certeza! ComprarEI novamente!

Eu gostei bastante do fio. Claro que depois de ter conhecido os fios do Casulo Feliz, as expectativas da gente ficam lá em cima em relação aos fios importados. Mas posso dizer que é sim um fio que eu compraria mais vezes, principalmente pelo preço ser mais em conta, em relação às opções nacionais.

Infelizmente só se compra o fio indo até a Argentina. Eles definitivamente não entregam no Brasil, sem chororô (como já tentei antes).

Se você não vai comprar pessoalmente e possui algum contato com alguém da Argentina (ou que vai viajar pra lá) que vai trazer os fios para você:

1 - Visite a página de cores antes e decida a cor que lhe agrada.
2 - Entre em contato com a empresa pra saber se na unidade onde vai comprar tem a cor que você deseja, na quantidade que você deseja
3 - Informe todas as outras opções de cores no caso de não ter a que deseja ao seu contato e também a quantidade exata. Informe também o preço, para que seu contato esteja preparado financeiramente no momento da compra.

E você tem alguma dica ou experiência com os fios dessa empresa? Tá indo pra Argentina e vai comprar fios?
Compartilhe com a gente! De repente você recebe algumas encomendas!



10 comentários :

  1. Olá Fladiane,
    Gostaria de saber se você gostou da torção dos fios do Casulo Feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo bem? Olha, o que tenho a dizer é: a seda tem uma torção que desfia um pouco mais que os fios das quais estamos acostumados, sem dúvida. É necessário uma dose extra de paciência para se trabalhar com ela. De uma escala de 1 a 10, em matéria de torção eu daria 7. Já essa da Yanabey eu daria 5. Ela é bem mais chatinha e as fibras mais soltas.

      Excluir
    2. Olá Maria, tudo bem? Olha, o que tenho a dizer é: a seda tem uma torção que desfia um pouco mais que os fios das quais estamos acostumados, sem dúvida. É necessário uma dose extra de paciência para se trabalhar com ela. De uma escala de 1 a 10, em matéria de torção eu daria 7. Já essa da Yanabey eu daria 5. Ela é bem mais chatinha e as fibras mais soltas.

      Excluir
  2. Eu trabalhei por 12 anos com a Vanessa Montoro, e a seda do casulo e um fio maravilhoso depois q se acostuma com ele, inclusive agora esta tem sido minha maior luta, voltar a trabalhar com outros fios uma vez q o casulo não vende mais aos consumidores. Mas devo ressaltar o preço q hoje custa 890,00 o Kiko, e tbm que é um fio q solta mta tinta, não é pra ser lavado e as peças estragam com muita facilidade, não é de excelente qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu nao mantenho mais o blog. O Google nao me avisou dos novos comentários na época e por algum motivo eu recebi todos os alertas hoje (em 2020) de comentários que foram postados anos atrás.
      Mas achei interessante você ter postado.
      Como você viu, existe muita dúvida sobre fio de seda, principalmente por ele não ser um fio acessível. Eu mesma nunca cheguei a comprar o do casulo feliz por achar caro na época.
      Hoje então...
      Beijo

      Excluir
  3. Elisabeth, legal sua experiência. Tentei fazer algo com esse fio da Yanabey mas realmente desfia muito. Acho que até acostumar deve levar um tempinho.
    Não entendi quando vc falou que solta muita tinta. São os fios da Yanabey ou do Casulo Feliz? É uma pena, de todo modo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, estou começando a trabalhar agora com fios de seda, mas estou tendo muitos problemas para achar. Achei os do Casulo Feliz muito caros para o trabalho que faço. Existem outras opções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      Eu nao mantenho mais o blog. O Google nao me avisou dos novos comentários na época e por algum motivo eu recebi todos os alertas hoje (em 2020) de comentários que foram postados anos atrás.
      As opções de fios de seda sempre serão caros por serem fios naturais. a produção de matéria prima natural é mais custosa.
      As opções que temos pra suprir um melhor caimento são fios sintéticos. Tem uma matéria no blog sobre as opções que eu conhecia no Brasil, aqui: https://fladycrochet.blogspot.com/2014/08/as-negrinhas-que-tanto-amo.html

      Excluir
  5. Fui para Buenos Aires em Julho 2019 e comprei na Yanabey 2 meadas da seda vegetal em um azul belíssimo. Já transformei uma das meadas em novelo, e agora estou tentando fazer alguma coisa com a linha, mas não consigo nem com tricot nem com crochet, desfia demais!!!! Vou tentar um macramê ou talvez tear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      Eu nao mantenho mais o blog. O Google nao me avisou dos novos comentários na época e por algum motivo eu recebi todos os alertas hoje (em 2020) de comentários que foram postados anos atrás.
      Então.. eu nunca cheguei a fazer nada pq só tinha habilidade com crochê e esse desfiado me desmotivou.
      uma pena pq são lindas.

      Excluir