domingo, 3 de agosto de 2014

Fios de Seda Natural Casulo Feliz - Amostragem

Acabei de receber a amostra que pedi para a Empresa Nacional Casulo Feliz. Aqui deixo minhas primeiras impressões sobre o catálogo que recebi.

Sobre o contato com a empresa


Eu entrei em contato com a empresa há bastante tempo através da página de contatos. Rapidamente responderam meu email e iniciou-se uma troca de informações bem detalhada. Já tinha muita vontade de experimentar os fios dessa empresa, pois ela é muito bem avaliada no cenário nacional de produção de fios artesanais.
Apesar da conversa e da boa vontade deles em tirar as dúvidas, não me sentia satisfeita em realizar uma compra sem ver, tocar o produto. Já estava pronta para desistir da compra. Através de pesquisas, entrei em contato com a Ivelise Barssotti  em sua página do Facebook e ela me sugeriu pedir a cartela de cores deles, pois assim saberia exatamente o tipo de produto que desejaria. Segui a orientação dela e pedi uma cartela.


Sobre o pacote


O valor da cartela foi R$25,00 e com o frete PAC normal para minha cidade ficou um valor total de R$41,00. Eles também enviam por SEDEX. O pagamento foi feito por transferência bancária e o envio aconteceu assim que foi verificado o pagamento.
Após 2 semanas (demorou bastante tempo devido aos feriados por causa da Copa) o produto chegou . Eu já estava bem ansiosa. O pacote é do tamanho de uma folha A4 e bem resistente. A cartela é feita de papel cartonado com um ótimo acabamento.

Pacote no qual veio a cartela. O logotipo da empresa é bem elegante.

Frente da cartela, que é feita de material cartonado.

Verso da cartela.

Sobre o produto


O produto é constituído de  3 cartelas: 1 cartela de tipos de fios, 1 cartela de cores naturais e 1 cartela de cores químicas.
Na página de fios da empresa estão todos os detalhes da constituição e características de cada fio.

As 3 cartelas demonstrando os vários tipos de fios e cores disponíveis.
Também há uma breve descrição do processo de preparo e tingimento dos fios.

Sobre os fios


Eles são bastante variados, tanto em torção, quanto em espessura do fio, quanto em variação de cores. Há fios desde o mais fino, talvez para rendas, etc até os mais grossos e rústicos para confecção de tapetes.
As amostras são destacáveis, portanto é possível retirá-las para confeccionar algo.
Há uma boa quantidade de fio nas amostras, o suficiente para fazer um teste e verificar o efeito que você quer. Depois é só desmanchar e enrolar na cartela novamente (eu já fiz vários testes).

As diferentes espessuras do fio.

Cartela de cores naturais.

Cartela de cores químicas.

Espessuras


Vou falar apenas dos fios que eu utilizaria pra trabalhos de vestimentas em crochê.


Na cartela há 3 espessuras diferentes para os fios. Elas estão separadas nas cartelas em 500, 1000 e 2000 (esse número acredito ser alguma unidade de medida de espessura).

Espessuras dos fios. Há também uma dentre elas de espessura 750 e 2200.

Os de espessura 500 são bem finos. São muito parecidos com os fios Esterlina, bastante delicados. Eu não faria nada com esses fios em crochê. Exigem bastante paciência e dedicação, uma vez que os trabalhos demorariam uma eternidade para que fiquem prontos. Acredito que seriam bons para crochê irlandês por sua delicadeza.
Os de espessura 1000 têm espessura parecida com os fios Cléa e Filare Cordonê. Eu usaria eles duplo.

Fios espessura 1000. Na foto uma comparação com o Fio Filare Cordonê (em vermelho). Mesma espessura.

Os de espessura 2000 são os mais grossos. São equivalentes aos fios Anne e Rayza. São os tipos de fio com espessura que mais gosto e será provavelmente o que vou comprar. Gosto como os pontos do crochê se destacam com essa espessura de fio.

2000 Liso. Aqui estou comparando com o fio Anne (em branco). Ligeiramente mais fino.

2000 Liso JB,

2000 Shantung


Torção / Composição

Diferentes composições.

Os tipos são: Liso, Liso JB, Shantung, Boureth, Cardado, Palha de Seda e Seda Linho.
Os tipos Liso, Liso JB e Shantung são os que considero mais adequados para confecção de vestimentas em crochê. Na minha opinião os demais são muito ásperos para esse propósito.
O Liso e Shantung têm uma composição bastante parecida, sendo compostos de fibras delicadas. O Shantung é mais rústico e possui menos brilho que o Liso. O Liso JB é bem parecido com o Liso mas é o tipo de fio torcido, não de fibras, como os demais.

Detalhe do fio liso e do fio com torção.
Detalhe do fio 2000 Liso JB destorcido.

Cores





A característica mais marcante da empresa é o processo de tingimento dos fios, que é um processo natural. Como descrito no catálogo, os tingimentos são à base de folhas, sementes e frutas. Porém eles dispõem também de uma cartela de cores químicas, mais ampla e mais vívidas que as cores naturais.




Cores naturais. Muito delicadas e orgânicas.

Testes


Confeccionei duas amostras com ponto alto para analisar como ficaria um trabalho com esses fios. Escolhi o 1000 e 2000 Liso para isso. O 500 foi um fio difícil de trabalhar, mesmo com a agulha adequada.

Fios Liso 2000 (amostra de cima na foto) e Liso 1000 (amostra de baixo na foto).

Liso 2000 (à esquerda) utilizando agulha n°2 e Liso 1000 (à direita) utilizando agulha nº1,25

Conclusão


Eu sou suspeita pra falar, pois  há bastante tempo venho planejando comprar fios de seda, mas posso dizer que eles superaram minhas expectativas. Principalmente pela variedade de tipos e composição.
Como já mencionei antes, estou bem inclinada a comprar o Liso 2000 por sua textura delicada. Porém o Liso 2000 JB me deixou bastante curiosa. Tenho a sensação que por ser um fio torcido é mais fácil trabalhar com ele, e, consequentemente mais produtivo.
Ambos são extremamente gostosos ao toque e o efeito do ponto terminado é muito bonito por seu brilho e maciez. Mal posso esperar pra vestir uma peça confeccionada com seda.
Agora é escolher e finalizar a compra.


P.S.: Esse artigo não é patrocinado e não possui conteúdo oficial da empresa. São apenas impressões que uma artesã apaixonada por crochê que produz peças apenas para uso próprio.

29 comentários :

  1. Oi.Parabens po tao claros dados.Mas peco ajuda no contato com a empresa.Moro no interior de SP e não consigo fazer meu e-mail chegar no site casulo feliz.Enviei vários mesmo do meu e-mail.Retorna com dados que não foi recebida.Tentei mesmo vários.No próprio site também não consigo sucesso ,não completa.Nunca vi isso.Fiz umas cinco ligações em dias e horários comerciais e não completa ligação.Agradeco se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deize!
      Como falei no post, entrei em contato na página de contatos da empresa. Na época uma atendente da empresa respondeu prontamente. Algum tempo depois essa atendente saiu e passei a negociar com uma outra funcionária chamada Cida, utilizando o email: cida@ocasulofeliz.com.br. Tente escrever para esse email, ela sempre me responde. É uma pena que eles não tenham atualizado o novo email. Espero que você consiga!
      Beijos!

      Excluir
  2. PS pode me informar se comprou fios e se tem quantidade mínima para compra , e os valores preços, e medidas em metros dos cones?Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantidade mínima para compra: 1KG. O preço (e acredito também a metragem) varia de acordo com o fio. Sugiro você entrar em contato com a moça que lhe falei acima e tentar comprar o catálogo. Ainda não comprei os fios, estou em negociação. Assim que comprar, posto sobre a compra!
      Beijos!

      Excluir
  3. ola querida,gostaria de saber se vc adquiriu as linhas do casulo feliz ,fiquei interessada em saber se agradou ou se confeccionou alguma peca que possa mostrar.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana, obrigada pelo comentário.
      Confesso pra você que não comprei. Primeiramente porque eles só vendem de quantidades a partir de 1 kg e eu acho que com essa quantidade, eu teria que fazer várias peças da mesma cor, no meu caso, não compensaria. Acho que se fosse pra confecção em grande escala, eu compraria sem dúvida. Segundo que é bem caro pra se ter numa quantidade tão grande numa só cor. Se o fio me agradou, com certeza, sim. E os únicos motivos pelos quais não comprei, são justamente esses que te falei.

      Excluir
    2. Diana, obrigada pelo comentário.
      Confesso pra você que não comprei. Primeiramente porque eles só vendem de quantidades a partir de 1 kg e eu acho que com essa quantidade, eu teria que fazer várias peças da mesma cor, no meu caso, não compensaria. Acho que se fosse pra confecção em grande escala, eu compraria sem dúvida. Segundo que é bem caro pra se ter numa quantidade tão grande numa só cor. Se o fio me agradou, com certeza, sim. E os únicos motivos pelos quais não comprei, são justamente esses que te falei.

      Excluir
  4. Olá, gostei muito do seu post! Gostaria de saber se todos estes fios são de seda e se existem só estes tipos... Estou fazendo um seminário sobre isso e encontro dificuldades. Se conseguir me ajudar agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, acho que você já deve ter realizado seu seminário, né? Tanto tempo sem postar. Enfim, todos os fios aí mostrados são seda sim.

      Excluir
  5. Flady, adorei achar esse post, obrigada pela ajuda sanou bem minhas dúvidas. Estou pensando em pedir a cartela de fios! Bjus e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretta, por nada! Peço desculpas pela demora em responder!

      Excluir
  6. Olá, obrigada pela ótima explicação a respeito dos fios. Você comprou algum?qual o tempo de entrega? E qual a média de valores dos fios de seda que você comentou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o tempo e preço eu não posso te passar, pois faz bastante tempo que eu pedi o catálogo e não cheguei a finalizar a compra. Dá uma lida nos comentários anteriores que você vai entender o porquê.

      Excluir
  7. QUERIDA QUE BOM QUE TE ACHEI. SEGUI SUAS DICAS, ACABEI DE ENVIAR UM EMAIL E EM 20 MINUTOS A CIDA JÁ ME RESPONDEU ! DEUS TE ABENÇOE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Maria Eugênia. Espero que vc faça ótimos trabalhos!

      Excluir
  8. Olá Fladiane...vc recomendaria p Fio liso 2000 para confeccionar um vestido preto em croche? Estou procurando um fio de seda que tenha caimento, sem pesar no mercado, e não encontro. Viviani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usaria o 2000 sim, é a minha espessura de fio preferida. Mas adianto que isso é algo bem pessoal. Tem gente que prefere fios mais finos pois dão um acabamento mais delicado.

      Excluir
  9. O preço do fio hoje e R$790kg, sei disso porque a,empresa q trabalho e a consumidora oficial da marca casulo feliz, a Vanessa Montoro.

    ResponderExcluir
  10. Entrei em contato com eles essa semana, em média custa 600 reais o Nilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilo? É um novo tipo? A Elisabeth, no comentário acima, mencionou outro preço. Deve ser pela espessura do fio né?

      Excluir
  11. Trabalho com o fio de seda do Casulo a mais de 2 anos, com o número 2000. O fio é maravilhoso, confecciono vestidos de croche é um produto de ótima qualidade e deixa a peça um verdadeiro luxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      Eu nao mantenho mais o blog. O Google nao me avisou dos novos comentários na época e por algum motivo eu recebi todos os alertas hoje (em 2020) de comentários que foram postados anos atrás.

      Muito bom ver comentários que nem o seu, as pessoas procuram muito feedback desse produto, viu.
      bjos

      Excluir
  12. Obrigado pelas informações. Muito útil e esclarecedoras!

    ResponderExcluir
  13. Estou vendo hj,março 2019,procurando informacoes sobre fio de seda.E apesar do tempo,agradeço as dicas.bjo

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Gostei muito das suas explicações. Você saberia me dizer quantos quilos são necessários para um vestido longo, tipo regata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      Eu nao mantenho mais o blog. O Google nao me avisou dos novos comentários na época e por algum motivo eu recebi todos os alertas hoje (em 2020) de comentários que foram postados anos atrás.
      OLha, infelizmente eu nunca cheguei a confeccionar um produto em seda pq é um fio muito caro. Mas a Rosi Miguel nos comentários aqui falou que já trabalhou.
      Entra em contato com ela!
      Bjos

      Excluir
  15. Amei todas as respostas. Alguém sabe dizer quanto gasto do fio liso 2000 para fazer um vestido longo tamanho g? Muitos beijos pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      Eu nao mantenho mais o blog. O Google nao me avisou dos novos comentários na época e por algum motivo eu recebi todos os alertas hoje (em 2020) de comentários que foram postados anos atrás.
      OLha, infelizmente eu nunca cheguei a confeccionar um produto em seda pq é um fio muito caro. Mas a Rosi Miguel nos comentários aqui falou que já trabalhou.
      Entra em contato com ela!
      Bjos

      Excluir