quarta-feira, 20 de agosto de 2014

E quando nem sempre é do jeito que a gente quer...

Vou contar uma historinha de como eu contornei uma situação chatinha que aconteceu comigo nesse último mês.

Eu fui num armarinho pertinho de casa e comprei vários fios Rayza. Simplesmente por comprar, sem nenhuma peça em mente. Escolhi as cores que me agradavam e pronto.
No meio dos fios, havia um cone de cor magenta (mais precisamente a cor Cereja). Apenas um. Acho que devo ter pensado em usar junto com outra cor e fazer uma roupa colorida, algo assim.
Algumas semanas depois eu comecei a confeccionar uma peça: um vestido. Logicamente um cone apenas não era suficiente, e planejei voltar à loja para comprar outros, do mesmo lote.
Eis que me surpreendo ao chegar na loja, vasculhar o estoque inteiro de fios e não encontrar nada.

Quase desesperei, mas mantive a calma e fui em outro ponto de Brasília que é bem diversificado em fios: o Taguacenter. Andei em todas as lojas e nada de achar a cor. Sequer achei lojas que vendessem os fios Rayza.

Agora era a hora de desesperar.

Voltei no armarinho perto de casa, implorei pro dono da loja fazer pedido com o fio dessa cor de fio e ele me prometeu que faria, mas que a loja não está tendo muitas opções de cores.
Um mês se passou e eu retornei na loja. Eles não fizeram o pedido.
Apelei para internet. Depois de muita pesquisa encontrei somente o Armarinho São José que vendia fios Rayza, e vendia a cor Cereja! Rapidamente fiz o pedido do fio, juntamente com outros fios para compensar o frete.
Dois dias depois, recebi um email da loja, dizendo que havia faltado itens do meu pedido em estoque. Advinha qual? Claro, o fio Rayza!
Reclamação vai, conversa vem, eles disseram que a própria fábrica não estava mais produzindo essa cor.

E agora?? O vestido já estava iniciado e o que havia de fio não daria sequer pra fazer uma blusa (daria pra fazer um top cropped, mas não ouso mostrar a barriga na minha idade, rs).

Assim estava o vestido. Foto de celular, por isso a má qualidade da imagem.

Bomba na mão.


Um belo domingo de sol eu tive uma ideia (daquelas dignas de aparecer uma lâmpada na cabeça, que nem em desenhos animados!) : Vasculhei meu armário de costuras e achei um tecido de seda que havia comprado há mais de um ano e nunca havia feito nada com ele. "Pronto, farei uma blusa!"

Cor dor no coração, desmanchei algumas partes do que já tinha feito de forma que virasse uma espécie de babador.

O 'babador'

Depois cortei o tecido de seda, costurei e finalizei a blusa.




E não é que ficou bonitinha!




Lessons learned


Após essa experiência, posso tirar algumas lições:

1 - Sempre ter em mente o que deseja fazer, na hora de comprar fios.
2 - Não sabe o que fazer, mas viu aquele fio lindo na loja e quis trazer? Compre o suficiente para fazer um vestido ou algo maior
3 - Tem pouco fio em casa mas quer fazer algo maior? Pesquise primeiro nas lojas se existe o fio (do mesmo lote) antes de começar a peça.
4 - Não tem o fio? Não comece.
5 - Começou e não achou mais o fio (como eu fiz)? Não desespere! Pense fora da caixa!

E você? Já passou por alguma situação que, a princípio estava tudo perdido mas conseguiu reverter para algo bom? Compartilhe com a gente?











4 comentários :

  1. Adorei! Não tinha visto essa sua customização! E ficou chique chique chique demais! Hoje em dia é raro vermos mulheres usando peças como esta Fladiane que "tampa tudo" mas que deixa a mulher suuuuuuper elegante na minha opinião! Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ivelise. Eu também achei que ficou bonita a blusa. Mas gostei mais da ideia que me surgiu tão repentinamente! RS

    ResponderExcluir
  3. Oi Fladiane...quero fazer um vestido para o ano novo, já tenho o modelo (é uma blusa) porém sou gordinha e to procurando um fio que a peça fique molinha, que não dê volume...
    a principio pensei em usar a linha suzy, e navegando entre fios na internet encontrei uma imagem sua e acabei no seu blog, e já li tudo rsrs adorei...sera que vc pode me ajudar com uma sugestão??
    essa linha negrinha a espessura dela é igual a ane ou clea??
    obrigada, um abraço e parabéns pelo blog...muito legal... ;)
    #vourecomendar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina do céu, pergunta de 2017!
      Acredita que eu nunca recebi seu comentário por e-mail? Por algum motivo o Google começou a me enviar todos os comentários hoje (10-07-2020)!
      Eu acredito que de alguma forma vc deva ter achado a solução pra seu problema.
      Infelizmente eu abri mão desse meu hobby do crochê em função de uma dorzinha que eu sinto no pulso sempre que faço.
      Mas vou tentar responder às suas perguntas, como forma de retribuir seu carinho :)
      A negrinha é bem mais fina que a Clea.
      no caso de linha que nao faz volume, opte sempre por mais sintéticas. A filare é boa pra isso.

      Excluir